terça-feira, 31 de janeiro de 2017

PAMPILHOSA DA SERRA

Viajar de mota!

Em Portugal existe uma grande paixão pelas motas. Normalmente o que vem à cabeça quando se fala de motas é a adrenalina que estas proporcionam a quem as conduz.

Muito podemos dizer sobre a utilização destes veículos. Mas viajar de mota é sem dúvida uma sensação de liberdade. Andar fora das auto-estradas, ir parando por onde nos apetece, abrir a viseira do capacete e sentir ar quente ou frio ou até as pingas da chuva

Fazer estradas com curvas, dá um gozo enorme!

Ao passear de mota não se pode levar muita coisa, o que torna esta forma de viajar, mais interessante ainda. É um desafio a sermos práticos e largar certas comodidades, que por vezes nos habituamos, e que na realidade até são dispensáveis.

As motas são um assunto que tenho por hábito, ir escrevendo, e muitas histórias e aventuras estas proporcionam. Como tal hoje apenas fica um cheirinho, desta forma de estar na vida...

Como se diz?..."Live to Ride" ou "Ride to Live"






segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

SÃO BENTO DA PORTA ABERTA

Mais conhecido pelo turismo religioso.

O santuário que por aqui existe é talvez a principal atração turística. Sempre ouvi falar desta terra, sobretudo através de excursões organizadas para visitar o Santuário de São Bento da Porta Aberta.

Vale pela sua localização, transmite calma e paz de espirito. Os acessos, não são propriamente os mais fáceis, pese embora, a beleza da natureza seja compensadora deste facto.

Estivemos por lá num dia de chuva, e o que retenho na memória são os cheiros do rio e do pinhal molhado, bem como  paisagens magnificas como as da fotografia.

Respirar ar puro...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

VAGOS

Museu do brincar.


Para crianças e adultos. Os pequenos ficam deslumbrados com a quantidade de brinquedos que aqui estão expostos, alguns do tempo dos nossos avós outros bem atuais. Para os adultos é com fazer uma visita ao passado nas nossas memórias.


Esta visita foi numa tarde de chuva, pois claro, andar nestas coisas é melhor de inverno (hehehehe), no verão apetece outro tipo de brincadeiras. Mas no inverno é ótimo fazer umas incursões pelos nossos museus, aproveitar para enriquecer culturalmente.

Havia imensas máscaras, estilo Veneza. Que realmente são fabulosas, porque transmitem um certo glamour e charme. Fazem-nos imaginar festas do outro mundo. Como nos estamos a aproximar do carnaval, fica a ideia para uma máscara simples e engraçada. 

É bom libertar a criança que temos dentro de nós...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

CASCAIS

Voar mais alto...

Já experimentaram?

Impressionante a adrenalina que se deve sentir, ao andar nestes aviões. Andar de mota a 300Km de velocidade deixa-nos extasiados... Mas num avião destes, que sobe e sobe até o motor não conseguir mais, e de repente vem por ali abaixo. Sensação de queda livre, deve ser viciante!

Em Portugal existem alguns amantes, deste desporto. Não dá para todas as bolsas, é um facto.
Mas tenho ideia que já existem, em alguns aeródromos, a possibilidade de alugar. Ou seja comprar o bilhete e dar uma volta. 

Teremos turismo para este tipo de atividades? Em alguns países é banal este tipo de atração, bem como uma volta de Helicóptero, ou alugar um carro de fórmula 1, para andar nas pistas, claro.

Mesmo sem participar diretamente, nestas atividades, gosto de apreciar este tipo de espetáculo, que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal.

Voar, voar, voar...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

PORTELA DO HOMEM

"Road trip"...

Porque há estradas e percursos que não nos esquecemos. Conduzir em estradas como esta, onde só vemos verde e algumas reentrâncias do sol, dá-nos a sensação de estar a entrar numa dimensão que só existe nos nossos sonhos.

O melhor de tudo é que existe por aqui uma cascata fabulosa para dar uma cacholada, e nada melhor que uma banhoca para levantar a alma e seguir estrada fora, à descoberta de novas aventuras e novos destinos.

Passar nesta estrada a alta velocidade, sobe-nos a adrenalina para níveis, idênticos aos pilotos de rally. Por outro lado ir a uma velocidade calma e tranquila dá-nos a sensação de entrar num bosque, onde habitam figuras míticas e bichos estranhos que só vemos nos filmes.

Um passeio que recomendo vivamente!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

LISBOA

O rio Tejo está em alta...

Ontem vi uma reportagem na RTP 2 sobre os desportos aquáticos em Viana do Castelo, Peniche, Nazaré, Ericeira e não sei se em mais algum lado, uma vez que não vi desde o inicio.

O que me agradou especialmente, pois Portugal tem uma tradição muito grande em navegação e descobertas, segundo: "reza a história". E não aproveitávamos o nosso mar nem os nossos rios, para a prática desportiva. Felizmente que está a haver investimento neste sentido.

E pelos vistos as pessoas estão a aderir, quanto ao que constato ao vivo e a cores é por exemplo: passar em carcavelos e ver a praia de um lado ao outro repleta de "crouwd" Surfistas. A baia de Cascais ás vezes só se avistam barcos á vela no horizonte. O rio tejo em Lisboa também está sempre concorrido por veleiros e outro tipo de embarcações.

Boa navegação e boas ondas...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

COSTA NOVA

Os repuxos...

Os efeitos visuais que provocam os repuxos! E se bem iluminados, mais cor dão aos locais onde estão instalados. Ultimamente não tenho visto nada destas coisas. Será distração minha ou já não existe muito este hábito.

Recordo-me de existir um enorme no jardim de Belém em frente ao Mosteiro dos Jerónimos. Cheguei a ir de propósito à noite, para assistir ao espetáculo de luzes e água.

No caso da fotografia os repuxos vem do chão, o que achámos muita graça. Chegámos a andar a correr pelo meio dos repuxos. Um momento de descontração e de brincadeira, que não estávamos à espera.

Se souberem onde existem repuxos deste género, digam?

Boa semana.



sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

PRAIA PEQUENA

Por vezes um olhar quer dizer tudo!




quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

RIBAMAR

Hoje é dia de aniversário!

Em homenagem à minha cara metade, que faz anos hoje. Fica uma ideia para a ementa do almoço ou do jantar.

Habitualmente nestes dias existe uma refeição diferente. Lembrei-me de uma mariscada, será pedir muito? (Hehehehe) Seja este o prato principal ou não vamos de certeza celebrar este dia especial com alegria e boa disposição.

Para os apreciadores de marisco fica a foto, tirada numa marisqueira em Ribamar. Sitio que prima por este tipo de confeções. Existem vários restaurantes da especialidade nesta maravilhosa localidade.

Para regar este pitéu, sugiro vinho verde ou branco bem fresco. Cerveja também combina bem...

Divirtam-se...




quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

MONSANTO

A aldeia de Portugal...

Costuma  ser apelidada de: "aldeia mais portuguesa de Portugal". Sem dúvida que é bem portuguesa e tem algumas características diferentes das outras aldeias.

Uma vista soberba e desafogada que se prolonga no horizonte. Casas construídas a aproveitar pedras enormes, que só de olhar, ficamos admirados com a forma de como se encaixam pela aldeia fora. As ruas empedradas, estreitas e íngremes, convidam a andar calmamente e desfrutar um ambiente tranquilo e de bem estar.

O Castelo e os Penedos Juntos, são as principais atrações. Estão situados no topo da aldeia, e são um bom teste à condição física, uma vez que é preciso subir até lá acima por carreirinhos e entre as pedras. Não é o "Monte Evereste", está acessível a todos, e pode-se ir descansando pelo caminho.  

Alguns restaurantes e esplanadas em recantos muito especiais e convidativos a sentar, comer, beber e relaxar.  

Admirando Portugal...


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

SERTÃ

As pontes romanas.

Visitar as pontes de Portugal. Pelo mundo fora quantas pontes idênticas a esta existem?
Habitualmente nas terras que ficam lá para trás do sol posto, encontram-se rios e ribeiras, que para se atravessarem tem pontes deste género.

Isto é património nacional e cultural de nós todos. Qual a utilidade? Atravessar o rio e desfrutar tudo o que a outra margem nos pode oferecer.

Criar zonas de lazer ou passeios organizados em volta destas pontes, poderá ser um ponto de interesse turístico. Bem como de aprendizagem sobre o porquê deste tipo de construção, e porquê naquele rio. Quem por ali vivia e como vivia?

Em termos de imagem, são pontes que nos prendem o olhar e nos despertam a imaginação.

Curtir Portugal...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

PALMELA

Descobrir os encantos da natureza

Ir à caça ou à pesca, mas com uma máquina fotográfica, é um hobby como tantos outros. O que dá gozo é captar imagens inesperadas ou pouco vistas pela maioria das pessoas. A nossa fauna é rica em muitas espécies de aves. São fotografias difíceis de captar e exigem muita paciência e boa forma física para caminhar pelos campos.

Sair de manhã cedo, cheirar o orvalho dos campos e andar perdido por lá o dia todo. É fugir ao nosso dia a dia e fazer algo diferente. Quando chegamos a casa é a hora da prova dos nove. Verificar se temos aquela foto que tanto procurámos durante o dia.

No caso deste ninho foi fácil, os pássaros ainda mal se mexem!!!
Fica a ideia para quem goste e se interesse por de fotografias da natureza.

Nice shotssssssss...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

BAIXA LISBOETA

Vamos à discoteca!

BOM FIM DE SEMANA

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

PRAIA DOS PESCADORES

Iluminação nas praias à noite...

Quando queremos sair de casa à noite, pensamos num centro comercial, numa esplanada, num bar, etc...

As luzes são um fascínio, quando passeamos por avenidas todas iluminadas, como as que vimos em NY ou no Japão. Passear nas nossas cidades de noite, não nos transmite a mesma  sensação. Embora seja agradável. Isto para dizer que jogar com a iluminação, pode ser um fator decisivo para se gostar de um local que de dia é giro e á noite não!

Quanto à praia dos pescadores de Albufeira, é um bom exemplo de que quando olhamos desta perspetiva ficamos com vontade de descer e ir para a praia. Se não tivesse luz provavelmente não descíamos.

As ruas do centro Albufeira, também são um ótimo exemplo, para quem quer passear e apreciar neons, reclames das marcas, palhinhas das bebidas iluminadas e por aí fora...
Cor e luz para os nossos olhos, podem ser a distração perfeita para nos sentirmos revigorados.


Um dia cheio de luzes!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

VALE DE LOBO

Banhoca de piscina...

Quem não gosta de nadar e dar uns mergulhos, numa tarde ou manhã de calor? Se calhar no próximo Fim de Semana grande já está tempo para isso!

As piscinas são um dos requisitos, quando pensamos nas férias. Algumas até tem bares incorporados, para podermos estar sentados dentro de água a tomar qualquer coisa. Nesta época do ano, conseguimos preços bastante acessíveis, pena que está frio para poder usufruir do piscinão...

A alternativa são locais com piscinas interiores e spas. Existem menos ofertas neste sentido, mas procurando bem encontra-se!

Todos para a piscina!

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

PORTO

Fazemos parte do roteiro da música a nível mundial!

Quem diria que dos bailaricos, e depois para os estádios e agora espaços próprios para grandes concertos.

Sem dúvida que a música traz muitos turistas a Portugal. Bem como altera a vida de muitos Portugueses na hora de planear as férias. Temos 3 ou 4 meses de cantores para todos os gostos. A corrida aos bilhetes, quando são bandas que gostamos, esgotam em horas.

Ir a 4 ou 5 espetáculos de música por ano não sai barato. Mas temos assistido a uma massificação deste tipo de eventos. É uma aposta ganha para quem os torna possíveis.

Também sou fã de música, mas nunca pensei que Portugal chega-se a um patamar tão elevado. A cultura Portuguesa não costuma ter muitos apoios. Mas no caso da música sem dúvida que estamos no top mundial.

A foto foi nos Rolling Stones.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

TRIZIO

Completo relax...

Uma localidade nas margens do Rio Zêzere, com um centro náutico, que oferece alguns desportos aquáticos. Campo, rio, som dos passarinhos, pesca e muita calmaria. Para carregar baterias e perspetivar a vida...

A 01h45m de lisboa, um fim de semana diferente e muito revigorador...

Já estamos a dia 9 do ano novo, altura de começar a descobrir novos spots para conhecer e experimentar. Não me vou alongar mais, a imagem reflete o que de bom se pode por ali encontrar e termos de beleza natural. As pessoas são simpáticas e afáveis, o que torna este sito mais apetecível ainda...

O mês de janeiro costuma ser chato, mas está sol, e só isso é meio caminho para a boa disposição.

Boa semana!


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

PROENÇA A NOVA

Maranhos!

Comida típica da beira baixa, ali para a zona de Proença a Nova e da Sertã. Como estamos no inverno sabe bem estas comidas "light". Um bom cozido à Portuguesa também vai bem nesta altura. Uma feijoada à transmontana ou um Rancho à minhota aguçam o apetite para o fim de semana, que se advinha de frio...

Mas hoje o prato de eleição são os Maranhos, que para quem não sabe o que é ficam os ingredientes:

(Bucho grande de cabra ou de ovelha, carne de cabra ou ovelha, presunto, toucinho entremeado, chouriço de carne, arroz, alho, hortelã, vinho branco, azeite, limão, laranja, noz-moscada, Sal.)

Como já referi anteriormente, tudo ingredientes saudáveis...

Fica a ementa para o fim de semana

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PORTELA

Novo ano, novos destinos...

Ainda estamos em janeiro, mas planear as férias com antecedência pode ser uma oportunidade de conhecer locais a preços muito acessíveis. Nos dias de hoje em que os preços oscilam a velocidades estonteantes, pensar a médio, longo prazo para marcar férias pode ser uma vantagem!

Não é que eu seja um "habitué", em viagens de avião. Mas reconheço que nos dias de hoje é um meio de transporte ao alcance de todas as carteiras. É uma questão de método e planeamento.

E claro a nossa companhia área merece todo o destaque. Embora não costume ser a mais barata, também tem promoções muito interessantes. E além disso também sou a favor da qualidade e a qualidade  tem um preço.

Se não puderem ir este ano, vão estudando na mesma as rotas e os destinos, para quando forem já estarem por dentro do assunto.  

NICE FLIGHTS...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

ALGOZ

Parque temático no Algarve.

KRAZY WORLD é um parque de diversões, onde se passa um dia muito agradável. Desde piscinas, a minigolfe, vários animais que se pode interagir, dar comida, andar de pónei, etc... Sitio para se comer e mais algumas atrações.

Fui lá à muitos anos atrás e gostei, fui consultar a página na web para verificar se ainda existia e parece que sim. Fica a proposta para no decorrer de este ano dar uma escapadinha até lá...

Isto a propósito da fotografia que estou a publicar, que foi lá tirada.

Sempre que vejo um veado, lembro-me da lusofonia. Uma vez que temos muitos Brasileiros em Portugal e muitos Portugueses no Brasil. O significado das palavras num País e noutro.

Veado no Brasil é maricas e cá é este animal... (Curiosidades), e tantas outras palavras que são diferentes. Embora seja a língua Portuguesa, que já era traiçoeira, agora então é mesmo muito traiçoeira.

Escapem sempre que puderem...



terça-feira, 3 de janeiro de 2017

SINTRA

O Palácio da vila.

O monumento mais imponente da vila da Sintra, transporta-nos para uma era, que parece entrar-mos num conto de fadas, Reis e Rainhas... As grandes chaminés, que se avistam de bem longe, fazem lembrar banquetes reais, onde tudo era preparado ao pormenor.

Atualmente é um local muito visitado por turistas, mas considero que é um dos espaços com mais potencial para realizar eventos. A decoração do interior, a cozinha, as salas, etc... são fabulosos e tornam este local único e especial.

Destaco também as charretes, que costumam estar perto da entrada, e que tem uns percursos espetaculares pela serra de Sintra.

Sintra é místico.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

CHIADO

Começou o novo ano...

Depois das festas, o regresso à rotina diária, o primeiro dia de trabalho custa. Mas conversa-se com os colegas e conta-se o que se passou nas festas, e as novidades e o dia passa a correr.

Em alternativa, estudar o calendário de 2017 e pensar nas pontes e nos feriados é uma motivação para continuar com boa disposição.

O que desejo mesmo, é que consigam realizar todos os projetos pessoais e profissionais que ambicionam.

Hoje também ainda estou com ronha de escrever!

Bom inicio de ano...