sábado, 31 de dezembro de 2016

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

FALTA 1 DIA...

Lisboa e Porto!

Quem ficar nas grandes cidades, vai usufruir de concertos gratuitos e fogo de artificio à meia-noite.
Leva-se o espumante e as passas e comemora-se com a malta toda nas ruas...

O natal normalmente é em família, a passagem de ano já se envolvem os amigos também. É neste dia que se fazem inúmeras promessas, tais como: "vou deixar de fumar!", "este ano vou-me portar melhor!", "vou trocar de carro!", "vou fazer aquela viajem de sonho!", "vou ter mais sucesso profissional!", Blá, blá, blá...

Dia 2 de Janeiro dizemos assim, acho que ainda não é este ano que consigo fazer isto tudo. (hahahahahahaha...)

O cartaz de artistas que vão atuar, é bom. Portanto não há desculpas para ficar em casa. Não tem mal ficar em casa mas na rua é mais animado.

Mais uma opção, neste caso LOW-COST. (Adoro esta palavra...)

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

FALTAM 2 DIAS...

Um Hotel à beira mar plantado!

Depois de uma noite de arromba, a despedirmos-nos do ano de 2016. Acordar em 2017 e vir à varanda olhar para esta vista, perspetiva-nos um 2017 cheio de coisas boas.

Em seguida tomar o pequeno-almoço (Ovos mexidos, bacon, panquecas, croissants, bolos, fruta, sumo de laranja, pão, fiambre, queijo, leite, chá, e como é inicio de um novo ano, um bom espumante...), no jardim com o cheiro a mar, relva molhada. Enfim um despertar de todos os nossos sentidos...

Um hotel ou um resort, pode ser um bálsamo, para o nosso bem estar. Portugal tem uma oferta enorme nesta área. Por vezes pode ser um mimo que nos fazemos a nós mesmos e aos que nos estão mais próximos.

Com vontade de festejar?

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

FALTAM 3 DIAS...

O Douro vinhateiro!

Passar o ano novo a navegar no Rio Douro. Algo inesquecível?
Fica a sugestão.

Passar o ano novo numa Quinta situada na encostas do Rio Douro. Algo inesquecível?
Fica a sugestão.

Passar o ano novo num veleiro alugado e ancorado num cais de embarque do Rio Douro, com um grupo de amigos. Algo inesquecível?
Fica a sugestão.

Passar o ano novo numa Adega junto ao Rio Douro. Algo inesquecível?
Fica a sugestão.

Passar o ano novo a ver televisão em casa com a família, e bater os tachos e as panelas à meia-noite...(Hehehehehe),Algo inesquecível?
Fica a sugestão.

Um destino inesquecível...

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

FALTAM 4 DIAS...

Contagem decrescente para o novo ano!

Para quem sabe onde é! Fica a dica ou a lembrança de que pode ser um bom spot para começar 2017...

Para quem não sabe, está situado no extremo sudoeste de Portugal Continental. Perto do Cabo de São vicente. Existem por lá variadas opções de réveillon...

A praia, os hotéis, as casas particulares, os restaurantes com peixinho fora de série e muito boa disposição noite dentro. Costumam ser os ingredientes principais deste sitio...

A natureza elevada ao expoente máximo, para deixar o ano velho para trás! Vão pensando já falta pouco.

Até amanhã!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

SÃO PEDRO DE MOEL

O Natal já lá vai...

Depois de tantos doces, está na altura de voltar a cuidar da forma física. Uma caminhada, uma corrida ou um passeio de bicicleta ajuda a perder os kilos a mais da quadra natalícia.

E as prendas foram boas? Espero que sim! Todos gostamos de receber uns miminhos nesta época. Os caixotes do lixo estão repletos de embalagens e papeis de natal. Bom sinal...

Agora temos 5 dias para recuperar a forma, uma vez que sábado é o último dia do ano. O que quer dizer, festa outra vez! Comida e bubida outra vez!

Boa semana.

 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

ALGARVE

FELIZ NATAL!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

CEIA DE NATAL

Bacalhau com certeza...

Então como faltam poucos dias, para o jantar de Natal, fica a ideia do menu!

Entradas: Presunto, queijo, chouriço, pão, tostas, patés e frutos secos.
Prato principal: Bacalhau assado ou cozido, batatas assadas ou cozidas, couves e ovo cozido.
Bebidas: Água, Sumos, vinho branco e tinto.
Sobremesa: Sonhos, filhoses, rabanadas, coscorões, bolo rei e bolo rainha.
Digestivos: Água escocesa!

Depois da paparoca, conversa-se um bocadito, até chegar o Pai Natal e distribui-se as prendas.
É mais ou menos assim a tradição portuguesa.

Ou já não se faz nada desta maneira?

Eu preferia marisco! hehehehehe... Mas isso é para o ano novo...

Uma consoada feliz e bem disposta...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

ÉVORA

Ali ao lado de Évora...

Pois é quem meteu férias ou vai meter para a semana, o Alentejo é uma opção, muito interessante. Passar o Natal e em seguida a passagem de ano, ajuda a carregar as baterias para o ano de 2017.

Sempre gostei das casas típicas alentejanas, só com um piso térreo, paredes brancas e a barra azul em baixo e em volta das portas e das janelas. Normalmente lareiras à antiga Portuguesa. O que confere um ar rústico e acolhedor.

Combinando obviamente com as planícies e os sobreiros, que se estendem até ao alcance do nosso olhar.

Não se esqueçam do CAPOTE!  

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

VILA VIÇOSA

Bem pertinho da fronteira...

Uma terra completa de história. O Terreiro do Paço é um dos emblemas deste local. O museu do mármore é também um dos pontos de interesse por estas bandas.

Para comer existe uma oferta imensa de restaurantes dedicados á gastronomia alentejana. Com decorações típicas, e ementas de nos atirar-mos para o chão. Depois de um bom manjar, um passeio pelo castelo é uma boa sugestão para desmoer...

A vila apresenta recantos muito atrativos, e fazer compras por aqui também é agradável, uma vez que existe uma oferta de produtos que só aqui se encontram!

Boa viagem, se for caso disso...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

GUIA

Zoomarine...

Um dia bem preenchido. Sem dúvida que se passa um dia muito bom no Zoomarine, no Algarve.
Com crianças ou sem elas vale pelos espetáculos que se podem assistir. Fica uma foto destes passarelhos, com cores bem vivas.

Normalmente as aves dão imagens espetaculares, por causa da penugem... Estes são amestrados, e participam num espetáculo bem engraçado.

Ver a bicharada no Jardim Zoológico, no Zoomarine ou no Crazy World, é agradável e inesquecível para o resto da vida. Não sei se existem mais espaços em Portugal com animais, mas pelo menos nestes é garantido que nos divertimos.

Boa semana...


sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

PRAIA DA ROCHA

A passagem de ano está próxima!

Se ainda não sabem para onde ir festejar o fim de ano, está na altura de começar a pensar nisso!

O Natal com certeza que já está planeado. Confesso que nem sempre vou festejar o novo ano, mas é um motivo de festa engraçado.(Champanhe, passas e cuecas azuis!) À esqueci-me das doze badaladas e do fogo de artificio.

Fica a sugestão da Praia da Rocha, costuma ter bastantes pessoas e um bom ambiente. Não tantas pessoas como no verão, por isso é fixe. Á meia-noite quando é lançado o fogo de artificio, consegue-se avistar também o de Lagos e Albufeira.(Curiosidade)

Fui muito feliz por aqui...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

CASTELO DE ALMOUROL

A ilha que tem um Castelo

Quando ouvimos falar em ilhas, o nosso pensamento transporta-nos para praia e mar.

Neste caso somos levados para o rio Tejo, onde encontramos uma ilhota rodeada de calhaus e alguma vegetação,  onde no alto da colina se ergue um Castelo.  

Atualmente existem uns barcos, do outro lado da margem que fazem o transporte das pessoas até à ilha, o Castelo não é muito grande e a visita é rápida. Mas é muito interessante subir lá a cima e imaginar como seria no tempo dos cavaleiros e das espadas.

Uma ilha diferente do comum, um passeio histórico e cultural muito agradável.

A 1 hora e um bocadinho de Lisboa 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

VALENÇA DO MINHO

Mesmo na fronteira com Espanha.

Uma fortaleza e tanto! Com bastante comércio, artesanato, roupas, mantas, linhos, etc... Uma diversidade de produtos típicos e regionais invejável. Quem for passear pelo Minho, esta é uma das paragens obrigatórias.

Está situada muito perto da fronteira e do rio que separa um País do outro, que é o Rio Minha. Por aqui também se vêem muitos espanhóis às compras. Existem alguns restaurantes, que servem boa comida regional.

O ser uma terra que está inserida dentro das muralhas, confere-lhe um encanto especial. Temos a sensação de entrar numa época passada e longínqua.

Pelo Norte de Portugal





terça-feira, 13 de dezembro de 2016

FÁTIMA

Serenidade e Tranquilidade...

Quando vamos a Fátima, algo mexe no nosso interior. Vaguear pelo Santuário, ajuda-nos a pensar com clareza e dá-nos paz de espirito.

Uns pagam promessas, outros acendem velas, outros fazem quilómetros para lá chegarem, a pé, de bicicleta, de carro, de mota, de transportes etc... Mas o momento alto é a chegada a esta praça imensa, que nos alivia do esforço e sacrifício feito para aqui chegar.

Cada um interpreta à sua maneira, o porquê de nos sentirmos bem, quando por aqui andamos. Para além de ser uma tradição enraizada na cultura portuguesa. Existe também o turismo religioso, que movimenta muitas pessoas de diferentes nacionalidades, que não dispensam uma visita a Fátima.

Olhar em frente!


segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

PROENÇA A NOVA

O LAGAR DE AZEITE



Azeitona! Um dos produtos mais importantes para a nossa alimentação. Esta é a altura do ano em que muitas famílias se deslocam ás aldeias, com o intuito de apanhar a azeitona das oliveiras.

Após a apanha, a azeitona é levada para o lagar, para se produzir o tão saboroso azeite do nosso país.

Vou tentar ilustrar com algumas fotografias e de uma forma simples, como funciona o processo de produção.
Assim que os sacos com azeitonas chegam ao lagar, são pesados, para cada pessoa saber quantos litros de azeite terá no final do processo de produção.


Após terem sido pesadas as azeitonas, são despejadas, para um túnel, (espécie de funil). Tendo inicio o ciclo produção do azeite. 
Em seguida as azeitonas descem por ali abaixo, e começam a ser esmagadas. 

O resultado desse esmagamento é uma pasta que será barrada numas seiras redondas, que tem um buraco ao meio, para poderem entrar num cilindro que irá servir de prensa.
Na fotografia abaixo consegue-se perceber melhor o que estou a descrever. A maquinaria utilizada em todo este processo.
Tudo isto se processa a altas temperaturas. E o resultado final, que tanto gostamos o



AZEITE.



sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

VALE DO HOMEM

Alentejo maravilha.

As praias que nos deixam maravilhados.
A costa alentejana elevada ao expoente máximo. Para pescar, apanhar banhos de sol, jogar raquetes (hehehehehe...SUMMER TIME!).

Era bom mas ainda agora começou o inverno. Mas se calhar este ano podemos ir passar o Natal na praia.

Antigamente víamos imagens na televisão, dos países onde era verão no natal, a malta a beber cervejas, de fato de banho e bikini. Aqui o tempo não deve dar para a banhoca, mas dá para estar na praia. As Renas e o Pai Natal em vez de estarem na neve andam na areia.

Estou a brincar mesmo... Mas nunca se sabe.

PS. Ontem acabei por não escrever mais nada sobre Montemor o Novo, mas em breve faço uma nova publicação sobre o assunto.

See you...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

MONTEMOR O NOVO

Vista panorâmica sobre a cidade...

A uma hora e picos de Lisboa, para visitar o Castelo, fazer compras, degustar um bom vinho, comer melhor ainda.

Logo escrevo mais agora vou ter de sair.

Um dia atarefado!!!!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

BARCELOS

 
O lendário galo de Barcelos.

Pelas ruas de Barcelos, à chuva e ao frio, e mesmo assim dá gosto por ali andar... Terra com história e bem acolhedora.

É verdade que com este tempo é preciso andar bem agasalhado, mas vale pela arquitetura e ordenamento da cidade. A gastronomia é fabulosa, os restaurantes com loiça típica e menus à Portuguesa. 

As pessoas são simpáticas. E o GALO DE BARCELOS, lá continua a "cacarejar" para quem o quiser ouvir...

Quem é que não tem um galito de loiça de Barcelos em cima do frigorifico?
Hoje em dia é mais frequente os ímanes, mas aquele bonequinho de crista no ar é inconfundível!

Por terras Lusas...


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

ALCOCHETE

As famosas cegonhas...

Quem é que ainda se lembra do apagão?

É verdade estas aves fazem os ninhos, geralmente nos postes de eletricidade, junto aos cabos de alta tensão. Nunca percebi porquê?

Por vezes são vários ninhos nos mesmos postes, é engraçado observar esta bicharada. Não conheço ao pormenor os hábitos nem a história. Mas quando passeamos pelo Alentejo ou Ribatejo, as cegonhas contemplam a paisagem, de tal forma que nos sentimos bem. Parece que nos dão as boas vindas para qualquer coisa...

Boa semana...




sábado, 3 de dezembro de 2016

VILA DE SOAJO

Ás voltas pelo Minho!

Os espigueiros são a principal atração desta pequena vila, no entanto prefiro destacar estes "animalitos", que vamos encontrando pela estrada.

De grande porte e com uns cornos de todo o tamanho, impõem respeito, tivemos mesmo de parar o carro para suas excelências atravessarem a estrada. 

Quem diria que acabam por se transformar em carne tão saborosa e suculenta. As pastagens verdes que por aqui abundam, serão a principal razão para isto acontecer. 

Realço também as belíssimas paisagens, que por aqui se avistam. A gastronomia é fantástica e a fronteira com a Galiza é muito próxima, sendo uma das entradas em Portugal.

Qualquer altura do ano é boa para passear por estas bandas.

"NICE TRAVELS..."

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

MANTEIGAS

O fiel amigo...

Os cães da Serra da Estrela, uma raça portuguesa que nos deixa encantados. Amigos do dono e excelentes cães de guarda. Assim pequenos ainda apetece mais, levar para casa.

Por estas paragens, estes canitos, são uma das principais atrações. Para quem gosta de animais, como é óbvio.

Que dizer mais, quando crescem é preciso ter condições para poder ter um cão destes. Mas realmente quem os pode ter! tem um amigalhaço para a vida...

Saudações caninas...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

ELVAS

Fim de semana XXL!

Nos dias que correm, Madrid é já ali ao lado. Pode ser uma boa opção, para mudar de ares e ouvir falar outra língua. 4 dias este fim de semana, para quem fez ponte, mais quatro para a semana.

Com as companhias aéreas "low cost", se calhar até sai mais barato ir de avião, mas para quem gosta de conduzir, Madrid está a 6 ou sete horas de distância. Paga-se portagem até Elvas, mas depois não se paga mais nada até ao destino em destaque. A estrada está bastante boa, embora com muitos radares, o que obriga a respeitar os limites de velocidade.

Não devia estar a promover um destino fora de Portugal, uma vez que adoro o nosso País e defendo que não há melhor que nós. No entanto uma escapadinha de vez em quando sabe muito bem...E é preciso mesmo para percebermos as diferenças.

Viva os feriados!