segunda-feira, 31 de outubro de 2016

VILAMOURA

Um fim de semana em cheio...

Quem pegou no carrito e rumou ao Algarve, acertou em cheio. O tempo bom sem muita confusão.

É nestas alturas que para mim, sabe melhor ir até ao Algarve, uma vez que se pode conviver com os algarvios e apreciar o que por lá há sem enchentes. O que não acontece no verão!

Vilamoura e sobretudo a marina continua a manter um glamour invejável. Os Iates e Veleiros, que por ali estão ancorados, as lojas, os restaurantes, os bares e as discotecas são motivos mais do que suficientes para dar uma escapadela até aos Algarves.

Vamos "à lá playa..."

domingo, 30 de outubro de 2016

PRAIA DA POÇA

Esplanar ao Domingo...

De manhã dar uma corrida pelo paredão, e à hora de almoço voltar para descontrair com os amigos ou a família.

Almoçar com o mar a 5metros, beber uma sangria bem fresca e frutada, ajuda a relaxar e a não pensar que amanhã é segunda-feira.

Aproveitar que ainda está quente!

sábado, 29 de outubro de 2016

GOLEGÃ

Está-se a aproximar a Feira da Golegã.

Quem gosta de cavalos?

A feira costuma ter um ambiente alegre e bem disposto. Os cavalos e as pessoas a passear pelas ruas em harmonia.

No largo principal desfilam as charretes, algumas bem originais. Os cavalos desfilam também em grande estilo no largo perante o olhar de todos, os trajes que os cavaleiros e as cavaleiras vestem são fantásticos.

Os chapéus são uma presença habitual, e existe o comércio, onde podemos encontrar todo o tipo de roupas e artefactos ligados ao mundo dos cavalos.

Não esquecer a paparoca por estes lados também é muito convidativa. A gastronomia regional abre o apetite, a qualquer um.

Um convívio bem português...

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

EXPO

Todos gostamos de olhar.

O fogo de artificio continua a ser um espetáculo visual.

A madeira na passagem de ano, é na minha opinião o melhor fogo de artificio em Portugal e talvez da Europa. Qualquer ponto do Funchal nos deixa extasiados, aquando do lançamento dos foguetes.

No entanto viver este acontecimento, num barco ao largo da baia, é algo que devemos fazer pelo menos uma vez na vida.

Por falar em passagem de ano, já está na altura de pensar onde vai ser e como vai ser.
Para quem gosta de festejar esta data, claro!

No Algarve existem locais onde podemos observar o fogo de artifício, de várias cidades ao mesmo tempo.

Vamos pensando nisso...

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

CASTELO

Quem conhece o "Manneken Pis"?

Para quem não conhece é uma das principais atrações em Bruxelas na Bélgica. E então o que é o Manneken Pis, nada mais que um boneco com um metro e meio, que está no centro da cidade e que serve de fonte.

Com a particularidade, de que a torneira é na "pilinha".

Tem uma série de roupas ou trajes que vão sendo mudados todas as semanas ou meses, não sei precisar com que frequência muda de roupa.

Nos dias de festa costuma urinar cerveja, que é distribuída gratuitamente. É engraçado, ou pelo menos quem vai a Bruxelas, costuma por ali passar.

O nosso urinol do Castelo, talvez pudesse ser um ponto de interesse turístico. Pelo menos o boneco está na mesma posição que o Manneken Pis.

Óbvio que estou a ser brincalhão, mas nunca se sabe. Não conheço mais nenhum urinol como este.

Diferenças culturais...

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PRAÇA DO COMÉRCIO

Um hino aos nossos monumentos

Ainda se mantém de pé as nossas brilhantes estátuas, os nossos monumentos continuam a atrair milhares de turistas. A verdade é que não é só a comida, o fado, as praias, etc...

A nossa Lisboa tem uma história invejável para o resto do mundo.

A baixa lisboeta, os Jerónimos, os museus da marinha, dos coches, etc... Os nossos Palácios da Ajuda, de Queluz, etc...

Culturalmente e historicamente somos dos Países mais ricos e poderosos. As sete colinas de Lisboa são outo dos nossos pontos altos.

Os bairros antigos como o Bairro Alto, Alfama, Madragoa, a Bica, o Cais Sodré, Carnide, o Castelo... Enfim, ficam algumas sugestões para regalar a vista, e usufruir o que por lá há!

Cheira a Lisboa!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

PERNADAS

E quando queremos pensar em nada!

São paisagens como estas que nos fazem divagar e deambular, através de pensamentos tranquilos e serenos. O nosso imaginário é transportado, para recordações que nunca esquecemos na vida. A nossa infância, a nossa adolescência, a juventude, as pessoas que nos rodeiam.

Momentos inesquecíveis e histórias que perduram ao longo dos anos.

Por outro lado, sonhar quando olhamos para campos como este, pode significar, traçar-mos ou desenhar-mos planos para o futuro. O que fazer, como fazer e principalmente como desfrutar da vida em pleno.

Olhar em frente e estar de bem com a vida...

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

PRAIA DA BARRA

Uma corrida pela manhã.

Nos dias que correm, com a vida sedentária que a maioria das profissões proporciona às pessoas, o desporto tem que entrar na agenda, obrigatoriamente.

Felizmente hoje em dia, existem muitas opções ao ar livre. Seja para caminhar 20 ou 30 minutos por dia, ou correr nos passadiços da praia, andar de bicicleta nas ciclovias, máquinas para exercícios espalhadas pelos jardins, etc...

Há ginásios e piscinas a preços "low cost", quer dizer a preços, bem mais acessíveis.

Não há desculpas para não se fazer exercício.
Uns preferem ao fim do dia, outros pela manhã. O importante é fazer desporto...

Com desporto não há stress...



domingo, 23 de outubro de 2016

PRAIA DO CARVALHO

Mais um encanto algarvio!

O verão já lá vai, mas é bom recordar estas falésias. Tardes de sol, a ler um livro e a dar mergulhos neste mar. Se estivesse calor talvez fosse uma boa maneira de passar a tarde.

O Barlavento Algarvio continua a ter muitos recantos como este. Normalmente a água não é tão quente como o Sotavento. No entanto estas rochas e falésias possuem uma envolvência natural e inspiradora.

Voltando para a realidade, o mau tempo parece que veio para ficar.

Um cineminha, talvez?




sábado, 22 de outubro de 2016

CACILHAS

Lisboa a Cacilhas num cacilheiro...

Em poucos minutos atravessamos o rio Tejo, e estamos em Cacilhas. Usar os transportes públicos no dia a dia, por vezes é chato, mas depende muito da forma como cada um está organizado!

Para quem não usa regularmente, é uma aventura diferente do habitual. Apanhar o metro, comboio ou autocarro até à Praça do Comércio ou Terreiro do paço (como preferirem!), comprar o bilhete do barco e seguir até Cacilhas, é agradável.

Para além de ser um dia diferente, existem por ali uns restaurantes à saída do barco, com vista para o rio e para Lisboa, onde se come muito bem. Existem outras atrações, mas o melhor é ir até lá e aproveitar o que temos de bom.

Ao sabor da maré...

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

ÓBIDOS

Chegou o momento...

Está na altura de pôr os pezinhos à lareira! Esta é a altura do ano que começamos a queimar as cavacas.

O cadeirão junto ao lume, e uma amena cavaqueira com as pessoas que gostamos de partilhar uma boa tertúlia, é um dos melhores programas de inverno. O cheiro da lenha que se sente até nas ruas, transmite-nos um bem estar inigualável.

Há sensações que todos os anos nos vem à memória! Comparo o primeiro dia do ano que, se acende a lareira, ao primeiro dia do ano de praia. Outra sensação que transmite é que estamos a entrar na reta final de 2016.

Um bom presunto ou um queijo especial com um vinho soberbo, são a ligação perfeita com as brasas.

Um fantástico braseiro...



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

COMPORTA

Vem lá chuva...

Sentar numa esplanada na praia, e não pensar em nada, é muito bom!

Praia da comporta, com uma areia fina e um mar azul turquesa, com os golfinhos a passarem ao largo, é um cenário idílico, e de nos levantar a alma.

No centro da Comporta, existem restaurantes com petiscos apetitosos, e onde se vive um ambiente descontraído e calmo, próprio de região. Podemos comprar um pão alentejano maravilhoso, que dá para umas torradinhas cheias de manteiga.

Heheheh, Gulodices, que até sabem bem numa manhã de chuva... 

Não se esqueçam do guarda chuva.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ALGURES POR AQUI

Boa altura do ano para olhar o céu...

No dia a dia, não olhamos para o céu? Durante a semana nem reparamos nas nuvens, olhamos e dizemos está sol ou chuva! É mais ou menos assim ou não?

Nos dias que está sol e nuvens, o céu ganha formas deslumbrantes.

Quando viajamos de carro numa autoestrada e olhamos para o horizonte, os nossos olhos às vezes ficam maravilhados com o que se vê!

Observar através da praia ou de uma falésia também é ótimo. Habitualmente, vamos todos espreitar, quando há algum fenómeno à noite, eclipses ou estrelas cadentes, etc..

Mas experimentem a fazer esse exercício mais vezes, e em outras situações. As trovoadas também são espetaculares. (os raios a caírem no mar, é uma imagem do outro mundo e que nos fica gravada na memória para sempre.)

Ver em fotografia é giro, mas ao vivo tem outra emoção.

Uma excelente observação...

terça-feira, 18 de outubro de 2016

CASCAIS

Marina de Cascais, pela manhã.

Para contemplar a vista com os barcos ou simplesmente comer um gelado e tomar um café.

Os desportos náuticos, cada vez têm mais adeptos em Portugal. Algumas competições mundiais tem passado por cá, caso da Volvo Ocean Race ou da América`s Cup. A prática de vela, também tem evoluído bastante por cá, a avaliar pelo número de  barcos à vela que se avistam ao longo do rio Tejo.

Realmente faz todo o sentido, uma vez que somos o País das descobertas, e que temos uma costa deslumbrante. Só temos que usufruir...

Na Marina por vezes vive-se um ambiente náutico bem agradável, os bares, as lojas e os restaurantes dão vida a este espaço fantástico.

Fica a sugestão!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

LISBOA

Conceito das horas...

Nos tempos que correm, tempo é dinheiro, ninguém tem tempo para nada, e o dia só tem 24horas, correto?

Afinal uma hora é uma hora, e um minuto é um minuto! Não vale a pena atrasar ou avançar os ponteiros do relógio, que o dia começa e acaba á mesma hora. O truque é aproveitar a vida, a cada segundo...

Filosofia do tempo! Blá, blá, blá... Afinal de contas ainda alguém vê as horas nos relógios de parede que estão por aí espalhados? Alguém vê as horas no relógio de pulso? E nos telemóveis, é por aí que se vê as horas? Nos computadores?

Hoje ninguém pergunta as horas a ninguém, até parece mal! Hihihi, antigamente era uma boa desculpa para falar com alguém...

Balelas, á parte! Os relógios são peças de arte fabulosas!

domingo, 16 de outubro de 2016

ERICEIRA

Voltinha de Domingo, é na zona saloia!

A Ericeira é conhecida por vários motivos, e qual deles o melhor?
O marisco e o peixe fresco, é um dos motivos pelo qual as pessoas se deslocam a esta vila. As marisqueiras e os viveiros de marisco são uma das principias atrações, que aos fins de semana e no verão fazem as delicias de muita gente.

As praias, hoje em dia muito voltadas para os adeptos do surf, são outro dos motivos, para lá ir dar um mergulho ou fazer uma surfada. Uma vila piscatória, onde podemos conversar com os pescadores na praia, e até por ali comprar um peixito para o almoço ou jantar.

Existe uma ciclovia, que começa perto da Foz do Lizandro e acaba no inicio da vila e recomeça no fim da vila  até Ribeira D`Ilhas,  habitualmente encontram-se muitas pessoas a fazer jogging e a andar de bicicleta. Bom para o desporto.

E mais motivos há! Mas por hoje, termino a realçar o pão com chouriço, feito em forno de lenha e que se vende à beira da estrada.

Bom apetite, se for caso disso!

sábado, 15 de outubro de 2016

RÉGUA

Um destino fantástico.

Turismo de qualidade, tudo o que por ali há é excelente. A oferta turística na Régua tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

Existem mais barcos de passeio e cruzeiros de luxo a navegarem pelo Douro, com programas muito interessantes. Mais hotéis ou casas dedicadas ao turismo rural, as Quintas que produzem vinhos, tem as portas abertas, a provas de vinho e explicações de todo o processo de vinificação.

Nos restaurantes a comida ainda sabe a caseira e o vinho é de extrema qualidade. Estas atividades de lazer estão acessíveis a todas as carteiras. Como exemplo: uma refeição pode custar 8 a 9€, ou 40 a 50€. Mas em ambos os casos se come, comida portuguesa de qualidade. Os passeios de barco também variam de preços por esta ordem de grandeza.


O que mais me fascinou por aqui foi a calma com que tudo se passa e um toque de charme e glamour que se sente no ar...

O bem receber também está incluído nesta terra!


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

ALBUFEIRA

Porque os pássaros também gostam!

Sem dúvida que dar umas braçadas numa boa piscina, ajudam a manter a forma física e mental.

Esta foto aconteceu num hotel em Albufeira, numa tarde solarenga. Após uma banhoca, estávamos deitados nas espreguiçadeiras à torreira do sol, quando uma série de pardais vieram para a beira da piscina, literalmente tomar banho. Chapinhavam, abanavam, mergulhavam a cabeça na água, etc... Um festival de banhocas.

Curiosidades que nem sempre estamos atentos.

A natureza tem destas coisas...

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

LISBOA

Os candeeiros de Lisboa.

Quando ando pela ruas e travessas da capital a tirar fotografias, os candeeiros sempre me chamaram a atenção. Existe uma variedade tão grande, que dá gozo fotografar. Alguns são verdadeiras peças de arte.

Iluminação, um fator bastante importante, para que as pessoas ganhem o hábito de sair à rua de depois do jantar. Uma rua ou avenida com bastante luz, sobretudo se em pontos estratégicos, torna-se uma atração. Os edifícios, os jardins, as fontes, os monumentos, as lojas, as praças, os restaurantes, as esplanadas, etc... Tudo se transforma num encanto, que de dia, por vezes nem nos apercebemos.

Obviamente que o dia tem outras particularidades.
Desde pequeno que me fascinam as luzes à noite, por isso esta publicação dedicada aos candeeiros de Lisboa.

Não se distraiam com o barulho das luzes!

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

PORTO COVO


A Baia de Porto Covo...
Por aqui entram e saiem os barcos de pescadores que por ali vivem.  São estes mesmos pescadores que por lá fornecem os restaurantes, onde podemos apreciar uns bons percebes, uma boa cataplana... Enfim é melhor não dizer mais... Ainda é 4ªfeira!
As praias em redor de Porto Covo são espetaculares, com  falésias não muito altas, bastante areal  e um cheiro a maresia inconfundível. Existe a famosa ilha do Pessegueiro, mas isso fica para outra altura.
Habitualmente toma-se o café numa praça central, onde existem outras tentações como gelados e tostas mistas.Por estas ruas encontram-se também  algumas lojas de artesanato, que são uma das áreas fortes, do comércio por estas bandas.
Ótimo para descansar e relaxar...

terça-feira, 11 de outubro de 2016

SINTRA

Agora sim, chegou o Outono!

Tempo chuvoso, neblina, nevoeiro e frio, já chegaram. Altura de ir aos roupeiros tirar os casacos e as roupas de inverno. Ilustro o inicio desta época com uma fotografia da Serra de Sintra.
Foto esta que foi tirada precisamente num dia de outono. Neste mesmo dia após o passeio pelo meio dos trilhos que se escondem na Serra, descemos até à Vila para nos deliciarmos, imaginem com o quê? TRAVESSEIROS DE SINTRA, aquele doce cheio de açúcar maravilhoso. 
A Vila de Sintra, na minha opinião ganha um encanto especial nesta época, as ruas estreitas, a arquitetura dos edifícios, os verdes da vegetação, a neblina a transparecer um ar misterioso, o cheiro das lareiras, faz com que me sinta numa atmosfera à parte.
Nas lojas os casacos de lã e os impermeáveis para os turistas, que vieram desprevenidos.

Sabe sempre bem, por ali andar...



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

CABREIRA

Praia fluvial ou natural?

Não sei bem como classificar! Deixo ao vosso critério. Um local que da estrada principal quase não se vê... Mas conhecendo, estaciona-se o carro e vai-se a pé por uma estradinha de pedra até nos deparar-mos com este cenário.
As casas foram remodeladas há alguns anos, uma vez que antigamente, no tempo dos nossos pais e avós, existia por aqui um lagar de azeite.
Atualmente e após a requalificação das casas é um recanto para tomar umas banhocas no rio e fazer uns churrascos. Por baixo das árvores à beira rio estão mesas e bancos de madeira, existem também barbecues junto ás mesas. O cheiro da vegetação, o som dos pássaros e a água do rio são ingredientes mais do que suficientes para passar um dia muito agradável.
Para lá chegar, o caminho que conheço é a partir de Gois, e fica aproximadamente a 10 a 15km, a estrada é estreita, mas razoável.Caso não queiram comer por aqui, existem restaurantes por perto.

Vale a pena sair à descoberta...


domingo, 9 de outubro de 2016

AVEIRO

Pela ria de Aveiro.

Um passeio de Moliceiro (barcas típicas de Aveiro), é um ótimo momento de descontração, com guias bem dispostos e que contam a história das barcas e da sua utilização ao longo dos anos, bem como  a evolução da cidade de Aveiro.
Outra das atrações ou tentações são os: ovos moles (doces regionais), que nos adoçam a boca, enquanto visitamos as ruas e o comércio no centro da cidade. O mercado também é um sitio simpático para se percorrer. Nos restaurantes o forte é o peixe, como não podia deixar de ser!

Um destino acolhedor...

sábado, 8 de outubro de 2016

TROIA

Um paraíso ao lado de Lisboa

Sem dúvida uma das nossas pérolas turísticas. Uma Marina, um Casino, Lojas, Bares, Restaurantes, Hotéis, Apartamentos e uma praia única com um extensão de areia invejável em qualquer parte do mundo. 
Todos os ingredientes reunidos para uns dias de férias inesquecíveis. Pode ser também uma boa opção para ir passar um dia, para quem vive por Lisboa ou arredores. A estrada de Sesimbra até Setúbal passando pela Arrábida é fantástica, e depois o barco de Setúbal a Troia, que com sorte ainda se avistam golfinhos.



Por lá existem diversos programas organizados, muito interessantes.
Visitas de barco aos golfinhos, a Quintas de vinhos etc...

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ARRIFANA

O sol já vai longe...

Mas continua a aquecer Portugal, mais um fim de semana, com uma temperatura bem agradável. Continuo a destacar a Arrifana, este é um miradouro que fica no fim da estrada deste spot magnifico.
Para além da praia, o marisco e o peixe são o forte lá do sitio. Para relaxar e descansar o pensamento, um mix de campo e praia. Para o surf também é bom...

Quem puder que aproveite, bom fim de semana!

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

CASTELO BRANCO

Um serão com os albicastrenses!

Numa cidade onde existem iguarias deliciosas. A noite começou com uns carapaus de bigode, e prolongou-se numa amena cavaqueira. Por aqui existe um castelo onde se situa um hotel com uma vista panorâmica sobre a cidade. O centro  é agradável para passear a pé, existem muitos restaurantes e cafés com petiscos típicos da região. As piscinas no verão são uma das principais atrações.

Por aqui há boa disposição...

RIO TEJO

Ainda há peixe no Tejo!

As embarcações dos pescadores, hoje em dia contrastam com os iates, os veleiros, os cruzeiros, os navios de carga, os barcos de passeio para turistas, as motas de água, etc... Ou seja o rio lisboeta tem uma utilização tão diversificada, que é difícil acreditar que ainda se pesca por estas bandas. A verdade é que estas embarcações continuam a ser um ícone no rio Tejo, e possivelmente serão estas as pessoas, que melhor conhecem aquelas profundezas.

Vamos à pesca...




quarta-feira, 5 de outubro de 2016

COSTA VICENTINA

Quem gosta de caminhos de terra!

Para chegar à praia da Ponta Ruiva ou da Cordoama,  é preciso fazer TT. Para os amantes da natureza, este é um dos percursos que mais gosto de fazer. Uma vez que no final vamos encontrar praias deslumbrantes e completamente naturais. A fotografia não está com muita qualidade, mas gosto da perspetiva. Não é necessário ir de jipe, um carro utilitário chega lá. 

Se não conhecem e gostam deste tipo de praias, aconselho vivamente.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

SERRA DA ESTRELA

Alguém, já tem saudades da neve?

Turismo de neve, tem ganho cada vez mais adeptos. Está na altura de fazer marcações e tirar o fatinho da neve do armário.(hihihihi) No meu caso, normalmente vou lá fazer SKÚ, um trenó, um alguidar ou um saco de plástico. (bem tuga não é?) Confesso que é um desporto que nunca pratiquei, mas alguns amigos meus, não dispensam uns dias na neve. Continuo a gostar mais dos desportos de praia e de campo. Mas quando se proporciona dou um saltinho à Serra da Estrela.

Todos conseguimos fazer SKÚ...

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

GOIS

Para piquenicar ou tomar uma banhoca.

A água do rio costuma sempre estar mais fria que a do mar, mas se calhar ainda dá para um mergulho. Se não der. Um fogareiro e umas febras e faz-se um belo piquenique. Uma cartada a seguir ao almoço e passa-se um dia diferente junto ao rio.

Ainda apetece, ou já acabaram as férias! Vem aí um feriado...

domingo, 2 de outubro de 2016

VALE DE ÁGUA

Portugal rural...

Em conversa com um casal amigo sobre fotografias, analógicas e digitais. A diferença do Rolo e do digital, é que não se gasta dinheiro nas revelações. E as fotografias que temos antigas podemos sempre digitalizar(Scanner). Fica o exemplo de uma fotografia com vinte e tal anos, digitalizada.

Uma cabra do curral da minha avó. (hehehehe)

sábado, 1 de outubro de 2016

CARVOEIRO

Uma gruta à superfície!

A BONECA localizada em Carvoeiro no Algarve, tem um encanto muito especial. Parece uma janela de um cruzeiro à beira mar plantada. Um dos locais do algarve, que tem que se conhecer obrigatoriamente...

Volta não volta, passo por lá...